“É possível saber a data exata do pagamento por meio do calendário na Internet ou por telefone, na Central da Previdência Social, no número 135”, explica a especialista.
Para Ydileuse, é importante que os beneficiários se informem com antecipação e programem o pagamento de contas e compras, de acordo com o calendário. “O modelo de pagamento continua o mesmo do ano passado: os segurados com benefícios de até um salário mínimo terão seus depósitos realizados dentro de um período de 10 dias, que começa nos cinco últimos dias úteis do mês de competência e termina nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Os segurados que recebem valor superior ao salário mínimo terão seus benefícios creditados nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte ao da folha de pagamento”, salienta a especialista.
A consultora da IOB Folhamatic, Ydileuse Martins, alerta ainda aos segurados do INSS para não revelar a terceiros o número do benefício, conta do banco, documento de identidade, CPF ou a senha do cartão.